casamento apos filhos
Vida de Mamãe

Casamento após filhos – Uma nova realidade

O primeiro ano de vida de uma criança é o momento mais intenso na vida do casal. Descobre-se um amor infinito, uma responsabilidade inigualável, uma força jamais sentida.

O puerpério e amamentação alteram os hormônios femininos. Juntamente às privações de sono, alimentação desregulada, ausência de liberdade e tempo para si mesma alteram significativamente seus sentimentos e humor. O homem também está lidando com esta mudança cheia de amor, mas ao mesmo tempo tão intensa e exaustiva.

Neste cenário, a tolerância entre o casal é significativamente reduzida. Muitas vezes prevalece a sensação que você só precisa daquele bebê para viver e acaba esquecendo de tudo, inclusive de seu casamento.

O casamento fica diferente sim! É necessário partir dessa premissa. Entender essa nova realidade. Com isso é possível tornar esta mudança em algo positivo. Ela pode ser bem recebida, atualizada e o relacionamento amadurecer.

Casais que tem um bom entrosamento e passam por momentos desafiantes se fortalecem ao longo da jornada. Aqueles que já tinham algo camuflado, com as pressões de um bebê, enfraquecem ainda mais os laços. A ideia de separação começa a ganhar contornos fortes. O nascimento do bebê acaba sendo o gatilho para descarrilar de vez um casamento frágil.

Caso o seu casamento tenha ficado abalado a ponto de pensar em uma separação é recomendável antes de tomar uma decisão, informar-se sobre este período tão particular.

Organizar suas ideias, pensamentos e sentimentos. Conversar com seu parceiro. Trocar experiências com parentes e amigas que já passaram por isso. Caso a ideia da separação, torne-se cada vez mais intensa, é fundamental a ajuda de um psicólogo antes de tomar qualquer decisão.

Receba bem as mudanças em sua vida! Todos os caminhos podem te levar para uma vida feliz, mas é importante ter calma e clareza nas suas decisões. Não se precipite!

Psicóloga cognitivo comportamental, farmacêutica e facilitadora PSYCH K ®, māe da Giovanna de 7 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *