Dicas,  Educação

A Importância da Música no Desenvolvimento da Linguagem

A música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro e pode trazer muitos benefícios, não apenas para a  aquisição da linguagem, melhoria da memória e concentração, mas também para a coordenação e desenvolvimento físico.

Nos últimos anos, estudos revelaram muito sobre como o cérebro se desenvolve e percebeu-se que a música incentiva o aprendizado  e melhora a comunicação. 

Benefícios da música desde a gestação

O Processo do Desenvolvimento da Linguagem é muito amplo e envolve bastante as influências ambientais. A criança é exposta aos sons desde cedo, pois o sistema auditivo se desenvolve a partir da vigésima semana de gestação.

Durante a gravidez, a música traz muitos benefícios e inclusive foi comprovado cientificamente, que aumenta a atividade cerebral do bebê. Quando a gestante ouve música e tem boas sensações, esses sentimentos são transmitidos ao bebê.

A partir do nascimento a mãe pode estimular o bebê tanto na linguagem verbal quanto corporal, através de canções e trocas de carinho com o filho(a). Uma sugestão é aproveitar momentos como a amamentação e a hora do banho, para cantar nomeando as partes do corpo que estão sendo lavadas ou usar cantigas que envolvam gestos faciais e corporais, ajudando no desenvolvimento da sensibilidade, conhecimento, imaginação, criatividade, memória, socialização e afetividade. Além de ajudar no desenvolvimento, ajuda a estabelecer um vínculo seguro e forte com as crianças.

De maneira dinâmica, o uso da música potencializa habilidades da criança, pois estimula áreas do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, facilitando o processo de aprendizagem.

O uso de instrumentos musicais, são uma forma de motivar as crianças. Os pais ao bater no tambor ou em uma tecla de piano, podem associar a batida a um som, vocalizando-o sempre que bater, motivando assim a criança a tentar imitá-los.

Música e Contação de Histórias

Outra maneira muito legal de motivar os pequenos é contar histórias que tenham música no meio. Quando essa história é contada muitas vezes, a criança memoriza as partes musicais e até antecipa os sons.

Vale aqui ressaltar, que durante a prática de cantar para as crianças, a entonação é um recurso muito importante que deve ser usado para estimular a fala das crianças. Junto com o prolongamento de vogais e sílabas, a nossa fala torna-se mais interessante e motivadora para que as crianças tenham prazer em imitar e assim iniciar a comunicação.

Outra dica interessantes é fazer uso de jogos e brincadeiras que usam sons e música para estimular o aprendizado dos pequenos.

Socialização através da música

A socialização é uma etapa importante no desenvolvimento infantil, afinal de contas, somos seres sociais e precisamos aprender a conviver em sociedade desde cedo e durante essa fase a linguagem é a principal ferramenta de comunicação. Saber como interagir com outras crianças, pessoas e ambientes diferentes é uma descoberta desafiadora para os pequenos, e que pode ser facilitada usando a música como ferramenta de comunicação, conforme Bréscia destaca:

“a música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam”.

Bréscia (2002, p.25) 

Desta forma, a criança se socializa em seu meio, observando, interagindo e aperfeiçoando sua aprendizagem de maneira lúdica.

Você estimula seu filho através da música?

Conta pra gente como tem sido essa experiência?

Não esqueça de escrever nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Simone é mãe da Giovana e Giulia. Fonoaudióloga (desde 1990) e psicopedagoga (2004). Experiência de 30 anos na área da educação. Formação no tratamento neuroevolutivo Bobath, formação avançada na Ciência ABA e Abordagem Denver. Atuação em distúrbios neuromotores, distúrbios da motricidade oral, da comunicação (oral e escrita) e do desenvolvimento (TEA e TDHA). Além de ser Membro da equipe do Centro de Apoio Terapêutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *