Dicas

5 Passos para manter a casa organizada na pandemia

Se você, assim como eu, tem filhos pequenos e muitas demandas para atender durante o dia, sabe o quanto é difícil a missão de manter a casa limpa e arrumada neste período de isolamento social. Mas como eu disse, difícil sim, mas impossível não!

Com escolas em home school, ficamos ainda mais atarefadas, pois além da rotina habitual, muitas de nós viramos “professoras” da noite para o dia.

Fiz algumas experiências que foram bem sucedidas e como uma “mãe ajuda a outra”, escrevi esse texto para compartilhar sugestões com vocês.

Também fotografei alguns pontos da casa para que vocês vejam como fiz.

Passo 1: Organizadores já!

Se eu soubesse o bem que faria ter organizadores pela casa já teria feito isso há muito mais tempo! Desde que descobri esse “oásis no deserto” minha vida mudou. Garanto que comprar organizadores é um investimento com excelente custo/benefício.

Acessórios

Experimentei na cozinha e depois que percebi o resultado, espalhei organizadores de vários tipos, tamanhos e propostas diferentes, inclusive para os brinquedos das minhas filhas.

O início, que é a etapa de definição e organização efetivamente, requer tempo e paciência, mas o resultado é muito satisfatório.

Para os brinquedos, comprei caixas organizadoras de vários tamanhos.

Passo 2: Tudo tem o seu lugar

Estabeleça local/destino para todos os itens da casa e depois disso, apresente a nova organização para todos. É importante que saibam como será a nova rotina de casa. 

Passo 3: Fazer combinados

Com os brinquedos separados por categoria e guardados nos organizadores, fiz um combinado com minhas filhas: brincou, guardou! 

Brinquedos

Quem não cumprir, será penalizado. Vale reforçar a importância de manter as combinações e não ceder, mesmo que a criança implore. Passe a responsabilidade para seu filho (a), e deixe bem claro que ele não cumpriu o trato e por isso recebeu as consequências. 

Por exemplo: Aqui tenho duas meninas e por isso tem uma categoria de brinquedos chamada de comidinha, com panelinhas, pratinhos e coisas desse tipo. Depois de brincar com a comidinha, se sentir vontade de pegar outra categoria, primeiro precisará guardar a que estava usando antes.

Você precisará ficar alerta. Se notou que isso não aconteceu, interrompa a brincadeira e peça para seu filho cumprir o combinado. Se ele recusar, nesse momento você colocará em prática as consequências do combinado.

Passo 4: Não fazer vista grossa

Lugar de prato sujo é na pia! Uma das coisas que mais tendem a ficar fora do lugar são copos e pratos sujos. São pequenos detalhes fora do lugar que deixam a casa desorganizada.

Não finja que não viu e não deixe ninguém de casa fingir que não viu também, desde os pequeninos. Todos precisam colaborar para manter a casa limpa. E caso aconteça, sinalize de imediato que tal objeto está fora do lugar e peça para quem tirou colocar no lugar.

Cozinha

Lembre-se de que você não mora sozinha e portanto a manutenção da casa é responsabilidade de todos, inclusive das crianças.

Com tempo perceberá que se tornará rotina de todos e será um alívio para você dividir essa demanda com todos.

Passo 5: Honre quem merece

Essa é uma parte super importante para que todo esse processo seja bem sucedido e gere satisfação para os envolvidos que alcançarem o objetivo. 

Sempre que um dos seus filhos cumprir o combinado, parabenize. Reforce sempre os pontos positivos e nunca os negativos. Dando valor aos sucessos, você fará com que a criança sinta prazer em conquistar seus objetivos e isso servirá não só para essa ocasião, mas para a vida.

Medicamentos

No caso do seu marido, agradeça! Não se trata de “ele não fez mais do que a obrigação”, mas de ter o entendimento de que gentileza gera gentileza e além disso, quem não gosta de uma massagem no ego, né? Com certeza ele ficará feliz em ter sido valorizado pela ajuda que deu. Mulheres sábias, conquistam o mundo!

Gostou dessas dicas? Então comenta e compartilha!

Elaine Rota, mãe das gêmeas Ester e Hadassa. Jornalista, formada desde 2008 e empreendedora, especializada em gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *